Pastor Israel Marques e Pastora Roseane Marques

Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
O MINISTÉRIO PERSEVERANÇA É ITINERANTE E UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS, PREGAMOS O EVANGELHO POR TODO O TERRITÓRIO BRASILEIRO, GANHANDO VIDAS PARA O SENHOR JESUS CRISTO! SOU PASTOR FILIADO A CGIADB (CONVENÇÃO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS). PRESIDENTE DO MINISTÉRIO PERSEVERANÇA

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Dízimos e ofertas

Graça e paz!
Porque devo devolver o dízimo e ofertar?
Estaremos estudando este assunto que é tão delicado, mais é de suma importância, pois é doutrina bíblica, e diremos o que fazer conforme a vontade de Deus, alguns estudiosos das Sagradas Escrituras afirmam em suas teses que o tempo de dizimar e ofertar era só no tempo do Antigo Testamento, e que no Novo Testamento não veio a existir, “e que nos dias de hoje não precisa dizimar e ofertar, pois a nossa vida é o dizimo e oferta perante Deus,” mais isso, é um pensamento errôneo porque eles interpretam a Bíblia Sagrada pelos seus próprios pensamentos, a Bíblia Sagrada ensina que devemos dizimar e ofertar, pois a casa de Deus precisa de mantimento, para que a obra de venha ter crescimento, a oferta é algo importante que todo servo de faz para que manutenção na obra como por ex: ajudar os necessitados, a assistência social da igreja serve para os arrecadamentos das ofertas, para construções de novas congregações, para pagamentos dos pastores, a palavra de Deus diz o seguinte que o trabalhador é digno de seu salário:
“O trabalhador é digno do seu salário.” (Tm 5.18).
a) Paulo recebeu salário de determinadas igrejas para servir aos crentes em Corinto (2Co 11.8).
b) Paulo ensinou à igreja de Corinto a sustentar os pregadores do Evangelho (1Co 9.4-14).
c) Timóteo foi advertido por Paulo a não cuidar dos negócios seculares para se sustentar (2Tm 2.4).
d) Pedro disse que a única ocupação dele e seus companheiros de ministério eram a oração e a pregação (At 6.4).
e) Os apóstolos de Jesus viviam das ofertas que recebiam. Em João 12.6 lemos que existia uma bolsa onde eram depositadas as contribuições para o sustento dos discípulos, e Judas fazia as compras com o dinheiro ai depositadas (Jo 13.29).

O nosso patriarca Abraão devolveu o dízimo ao Senhor por Melquisedeque rei de salem que era Sumo Sacerdote.
“E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.” (Gn 14.20).
Caim e Abel ofertaram suas primícias a Deus, porem Deus se agradou somente da oferta de Abel.
“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. “Agradou-se o Senhor de Abel de sua oferta;” (Gn 4.3-4).
Jacó devolveu o dízimo ao Senhor.
“ Fez também Jacó um voto, dizendo; Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista,
De maneira que eu volte em paz a casa de meu pai, então, o Senhor será o meu Deus;
“E a pedra, que erige por coluna, será a casa de Deus; e, de tudo quanto me conceder certamente eu te darei o dízimo.” (Gn 28.20-22).
No livro de Malaquias fala sobre os dízimos e ofertas.
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisso, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre nós benção sem medida,” por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.” (Ml 3.10-11).
Os crentes do Novo Testamento devolviam os dízimos e as ofertas na casa do Senhor. ( At 5.).
“Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todas eles havia abundante graça.
“Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apostolos então, se distribuía que alguém tinha nescessidade.”
Oferta de Barnabé
“Jose, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação levita natural de Chipre, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.” (At 4.33-37).

Os sábio Magos trazem presentes a Jesus – Mt 2.112- Jesus condena a atitude dos fariseus que davam para serem vistos – Mt 6.1-23- Jesus pede ao jovem rico que dê seus bens para remover a barreira espiritual de amor ao dinheiro – Mc 10.17-224- A mulher derramou um vaso de alabastro sobre a cabeça de Jesus. Uma linda demonstração de dar por gratidão e amor – Jô 12.1-85- Oferta da viúva pobre. Ela recebeu elogio de Jesus por causa da magnitude da expressão de seu amor em comparação com a oferta dos outros. Ela deu Tudo Lc. 21.1-4; Mc 12.41-44.6- Os primeiros cristãos tinham tudo em comum – At2.44-457- O crescimento na graça e no galardão de dar – II Co 9.6-158- A fé viva é dar dos bens para servir aos outros – Tg 1.27;2.16; I Jô 3.17-18Que Deus nos livre da mesquinhez e da mediocridade e nos conduza à generosidade, ao gênero humano, à plenitude da estatura de Cristo, à imagem de Deus também nas nossas contribuições. Pois, como nos diz o apostolo Paulo: “ Tenho-vos mostrado em tudo que trabalhando assim, é mister socorrer aos necessitados, e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar do que receber” ( At 20.35).

Deus espera as primícias – os primeiros frutos – Ex 22.29-313- Oferta voluntária ao Senhor (Nm 31.48-544). Dar conforme Deus tem abençoado e não aparecer de mãos vazias (Dt 16.16-17) Ofertas dadas a Davi e depois oferecidas ao Senhor (II Sm 8.9-116) Tudo é de Deus, e Ele nos dá para que possamos dar – (IICr 29.14-16) “honra ao Senhor com teus bens”.
E ai? Eu tenho grande pena dessas pessoas e seus pensamentos a cerca dos dízimos e ofertas, a Bíblia ensina que devemos ofertar e dizimar na casa do Senhor, ser um dizimista fiel para Deus isso é uma honra porque o Senhor recebera e nos dará bênçãos sem medida para nós, dizimo é somente a terça parte, ele só pedi isso, e ele nos da tantas benções, crentes que não ofertam e nem dizimam são na verdade, ladrões porque estão roubando o que é de Deus, é Bíblia que diz, por isso vamos fazer conforme a vontade de Deus, se alguém esta fazendo algo errado com os dízimos e ofertas ele vai prestar contas com Deus, não devemos é deixar de devolver o dízimo do Senhor certo somente preste atenção neste ponto aqui.
A soberania de Deus
O milagre da criação de Deus e o seu direito permanente de soberania são ilustrados pelo resultado da seguinte pesquisa.
Certa faculdade de estudos agrícolas fez uma pesquisa das coisas indispensáveis empregadas na produção de 100 alqueires de milho em meio hectare de terra. Verificou-se que o homem contribui apenas com o trabalho de preparar a terra, plantar e colher, ao passo que Deus concorre com muitas coisas, como, por exemplo: acerca de 1.800.000 litros de água; uns 3.200 litros de oxigênio; 2.400 litros de carbono ou 8.200 de monóxido de carbono; 73 quilos de nitrogênio; 57 de potássio; 18 de fósforo; 34 de enxofre; 23 de magnésio; 23 de cálcio; 908 gramas de ferro alem de pequenas quantidades de iodo, zinco e cobre. Cem alqueires de milho! Quem os produziu? De quem são?
Tudo pertence a Deus, no entanto ele nos entregou tudo, requerendo o retorno de apenas um décimo, e ainda sob a promessa de que sobre aquele que o fizer, derramara bênçãos sem medida (Ml 3.10).
O reverendo Stanley Jones escreveu: “O Dízimo é um Sinal- Uma Prova de que Você não é Dono, mas Devedor”. Assim como você paga impostos em reconhecimento do senhorio de mais alguém, também com o dízimo você reconhece a soberania de Deus sobre os nove décimos restantes. (Este texto foi tirando do livro Seitas e Heresias de Raimundo de Oliveira).
Não devemos aceitar ventos de doutrinas que tanto nos persegue, por isso temos que meditar na palavra do Senhor estudando as Sagradas Escrituras e não deixar de congregar principalmente em culto de doutrina e escola dominical pois é de muita importância aprendermos a palavra do Senhor.
Missionária Roseane Marques

Nenhum comentário: