Pastor Israel Marques e Pastora Roseane Marques

Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
O MINISTÉRIO PERSEVERANÇA É ITINERANTE E UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS, PREGAMOS O EVANGELHO POR TODO O TERRITÓRIO BRASILEIRO, GANHANDO VIDAS PARA O SENHOR JESUS CRISTO! SOU PASTOR FILIADO A CGIADB (CONVENÇÃO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS). PRESIDENTE DO MINISTÉRIO PERSEVERANÇA

quinta-feira, 30 de julho de 2009


1. A TENTAÇÃO
2. A VIDA DO DIA A DIA DO SERVO FIEL.
3. COMO DEVE SE PORTAR O CRENTE NO MEIO DA SOCIEDADE.
4. BUSCANDO A SANTIDADE.
5. REFREANDO A LÍNGUA.
6. O CRENTE SANTO TEM OS FRUTOS DO ESPIRÍTO
7. O CRENTE SANTO TEM O DOM DO AMOR.
8. O CRENTE SANTO É FIEL NOS DÍZIMOS E OFERTAS.
9. O CRENTE SANTO ESTÁ PREPARADO PARA SUBIR.










Introdução

A vida do crente fiel aqui nesta terra é uma guerra constante contra tudo que se opõe contra Deus e nossa fé e fidelidade para com ele, mas a graça do Senhor e o amor dele é que sustenta o servo de Deus.
O pecador está afastado da presença de Deus por causa do pecado, eles estão a mercê de satanás e suas hostis malignas, para que eles venham ser libertos precisam se converter de seus maus caminhos e confessar (aceitar) Jesus Cristo em suas vidas.
Quando aceitamos o Salvador Jesus Cristo passamos a ser peregrinos aqui nesta terra tão contaminada pelo pecado, estamos esperando o grande momento de Cristo vir nos buscar para morarmos nos céus de glória e lá adorar ele para todo o sempre, por isso devemos continuar vigiando orando jejuando e tendo um bom testemunho na sociedade de homens e mulheres de Deus, pregando o seu evangelho com todo amor e vigor convidando os não crentes para o grande banquete no palácio do Reis dos reis e Senhor dos senhores, então devemos estar com nossa vida no altar de Deus, cheios da sua presença amando assim uns aos outros com o amor ágape fazendo a vontade do Pai, resistindo às tentações e sendo forte nas tribulações, neste pequeno estudo iremos aprender como ser santo em tempos tão difíceis.
Roseane Marques










1 A Tentação
1. Sabemos bem da historia de Adão e Eva quando foram tentados pela a serpente usada pelo o diabo como uma arma.
ü A serpente usada pelo diabo seduziu a mulher com suas palavras, ela desejou pegou comeu e deu a seu marido ambos assim caíram na tentação de satanás, e pecaram contra Deus e ficaram destituídos da glória de Deus. Eles não resistiram a tentação. (Gn cap.3).
2. José do Egito
ü Ainda escravo servia a casa de Potifar o superintendente de Faraó, José como um homem obediente e temente a Deus foi colocado por confiança de seu mestre para governar a casa depois dele ele resolvia todos os negócios de seu mestre, porem a mulher de Potifar desejava José por ser um homem muito formoso, ela começou a seduzi-lo, e ele não dando ouvidos as palavras dela rejeitava sua sedução e certo dia quando ninguém estava na casa José foi resolver os negócios ela aproveitou o momento e agarrou pelas suas vestes e disse: José deita-te comigo, ele deixando suas vestimentas nas mãos da mulher saiu correndo para fora. (José resistiu à tentação sofreu mais foi exaltado). (Gn 39.40.37-57).
3. Jesus Cristo
ü Depois que o nosso Senhor desceu as águas batismais foi levado pelo Espírito ao deserto para ali ser tentado (Mt cap.4). E depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procedes da boca de Deus. Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão em suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentará o Senhor, teu Deus. Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.
Adão e Eva não resistiram à tentação por isso entrou o pecado no mundo fazendo assim todo ser humano escravo do pecado, somente Jesus Cristo pode nos purificar de todo o pecado 1.Aceitando ele como nosso único Salvador 2. Fazendo a sua vontade aqui na terra resistindo a tentação.
José foi fiel e valente, fiel por que temia (obedecia) a Deus, valente porque não quis fazer o mal. Ele fugiu da tentação.
O nosso Senhor Jesus também foi tentado, mais não pecou foi fiel até o fim, resistiu à tentação e repreendeu o inimigo. Por isso não é difícil resistirmos à tentação, por isso tome os seguintes cuidados, nunca deixe brechas, cuidado com as fofocas, nunca fique sozinho em lugares impróprio para um cristão, se é casado (a) não ande em seu veiculo com uma pessoa no caso uma mulher ou homem, sem o consentimento de seu cônjuge, por isso sempre leve seu companheiro (a) para evitar falatórios dos outros, isto é uma arma perigosa que satanás usa para derrubar um servo fiel a Deus. Mas como posso vencer a tentação?
1. Temer a Deus (obedecer).
2. Ter uma vida de santidade.
3. Olhar bem o que está fazendo, vigiando em toda a maneira de viver.
4. Ter uma vida consagrada, com orações e jejuns.
5. Meditar na palavra noite e dia.
6. Fazer a vontade do nosso Pai eterno.
7. Entregando em pensamento em oração seus pontos fracos, para o Senhor te guardar e te livrar nos dias maus.
8. Cuidado no falar.
9. Peça a Deus para purificar a tua mente e teu coração.
10. E se precisa de libertação ore a Deus que ele te ajudará, ele é o nosso socorro bem presente no dia da angustia.
Se você não resistiu a tentação e caiu, não pense que tudo está acabado, ore a Deus pedindo perdão pelo o pecado cometido seja qual for, ele te perdoará e te ajudará, por isso meus filhinhos não pequeis mais no mesmo erro, seja fiel a ele, e te recompensará.
2 A vida do dia a dia do servo fiel.
Sabemos que não é fácil, primeiro porque o mundo em que vivemos hoje nesta geração está pior do que Sodoma e Gomorra. A iniqüidade (pecado), está em todo o lugar, por causa do homem que pecou no jardim do Éden , ficando assim destituído da glória de Deus, hoje quando aceitamos Jesus Cristo como Salvador, passamos ser filhos por adoção, então queridos temos que ter bom testemunho como homens e mulheres de Deus, não só de aparência, mais por completo. Uma vida de vigilância e oração é fundamental para a nossa carreira Cristã.
O salmista Davi diz no salmo 1º e vers.2-3.
“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores, antes, o seu prazer esta na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e noite. Ele é como arvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, da seu fruto, e cuja folhagem não murcha e tudo quanto ele faz será bem sucedido”.
O crente deve conversar sim com os ímpios, conversas sadias e sabias, se o ímpio começar escarnecer de alguém saia de perto dele. Obs.: a palavra escarnecer é (zombar, caçoar), e isso não para um servo de Deus que é fiel. Por isso devemos seguir o exemplo de nossos pais na fé, os discípulos depois de sua conversão; e de Cristo que é puro e Santo.
3 Como deve se portar o crente no meio da sociedade?
Não é fácil, o crente não pode viver isolado da sociedade certo? O crente deve sim ter uma boa conduta, antes de explanarmos este assunto vamos primeiro entender o que significa a palavra sociedade: (Reunião de pessoas que vivem em grupos organizados e se submete as leis comuns; coletividade, comunidade, corpo social). Vivemos em uma sociedade em grupo de pessoas com suas personalidades e crenças, por isso o servo de Cristo deve se portar bem na escola, no trabalho, em casa na roda dos amigos, na Igreja, na rua etc. Ter um bom testemunho para com todos, no livro de Hebreus no cap. 12.(Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos esta proposta”). Não podemos nos esconder, estamos cercado destas testemunhas a todo o tempo, vamos conhecer que são estas testemunhas.
1. As pessoas ímpias
2. Os crentes de nossa Igreja, principalmente os novos convertidos
3. Os anjos do Senhor
4. Os demônios
Por isso todo o cuidado, é preciso. E se nós erramos Jesus Cristo é o nosso advogado pelas nossas causas. Por isso meus filhos não desistam da caminhada, peça perdão e misericórdia ao Pai, e não ande pecando, sabem que o pecado gera a morte, tanto espiritual como a morte física seja fiel até o fim e o Senhor te coroará. Glória a Deus.
4 Buscando a santificação.
Deus nosso Pai celestial abomina o pecado, e sabemos nós que o pecado nos separa da presença dele, Deus é Santo e sua Glória é tremenda, e é mais forte e poderosa do que a luz do sol, e nós como seus filhos por meio de adoção que foi através da morte de nosso Senhor a qual ressuscitou ao terceiro dia, e passado alguns dias ele subiu aos céus, e esta assentado a destra do Pai, nos deu direito de sermos chamados de filhos de Deus, devemos nos separar para o nosso Senhor, buscando sua presença noite e dia, o profeta Isaias inspirado pelo o Espírito de Deus disse: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Is 55.6). O Senhor nos escuta ele nos entende e está pronto a nos ajudar. Entregue o seu coração e tuas vontades e teus planos para que tudo seja executado com prudência, o Apostolo São Pedro inspirado pelo o Senhor escreveu advertindo assim: “ Porque escrito está: Sede santo, porque eu sou santo” (IPe 1.16). O crente fiel não anda interessado nas coisas do mundo, o pecado para os olhos humanos é bom, é bom? É saboroso, tem seu momento de prazer mais seu final é amargo como fel e é destruidor. Cuidado com os pratos bonitos as ofertas agradáveis que não agradam a Deus, rejeite meus filhos os manjares da mesa de Belsazar, fuja da aparência do mal, tenha uma vida separada, viva para o Senhor. Quais são as coisas que devo evitar? As obras da carne, e quais são elas? “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro como já, outrora, vos prevenir, que não herdarão o reino de Deus às tais coisas praticam”. (Gl 5.19-21).
1. Prostituição_ é Ato ou efeito de prostituir, uso degradante de qualquer coisa. Como desmoralizar, desonrar, aviltar, sacrificar a sua honra, a sua dignidade.
2. Impureza_ é qualidade de quem ou daquilo que é impuro. Contaminado, imundo, imoral, indecente, obsceno.
3. Lascívia_ é luxuria sensualidade.
4. Idolatria_ é a adoração de ídolos. Amor excessivo, paixão.
5. Feitiçarias_ Individuo que faz feitiços, bruxos, mágico. Forma de magia em que se usam certos atos e palavras e a invocação de demônios a fim de prever o futuro ou controlar pessoas ou acontecimentos. É pratica proibida na Bíblia.
6. Inimizades_ falta de amizade; avesão, ódio, má vontade, malquerença.
7. Porfias_ discussão, contenda de palavras, insistência, pertinácia, Constancia, obstinação. Rivalidade; em disputa e teimar.
8. Ciúmes_ receio de que a pessoa amada se apegue a outrem.sentimentos e manifestação do despeito a apreensão de ver alguém possuir um bem que se desejaria ter; inveja.
9. Iras_ paixão que nos incita contra alguém, cólera, raiva, ódio, indignação, (Diferente sobre a ira de Deus).
10. Discórdias_ é desavença, desarmonia.
11. Dissensões_ divergência, desavença, estar em desarmonia.
12. Facções_ Bando sedicioso de uma instituição.
13. Invejas_ Desgosto, pesar provocado pela prosperidade ou alegria dos outros.
14. Bebedices_ Bebedeira, farra.
15. Glutonarias_ Excesso em comer ou beber, esganação.
Por isso devemos pedir ajuda a Deus, para nos converter-nos a cada dia, porque porta que nos leva para o céu é estreita, e temos que perseverá até o fim, para que possamos receber a coroa da vida.
5 Refreando a língua.
O crente fiel tem que ouvir mais e falar pouco, somente o necessário, o melhor tem que fazer é falar sobre as benções e vitorias recebida por Deus, e não falar mal dos outros irmãos e ímpios, porque a nossa tarefa aqui é ajudar amar e cuidar dos nossos irmãos e levar o evangelho aos pecadores que estão afastados da glória do Senhor somos sal da terra e luz do mundo, e somos como arvores temos que dar bons frutos(bom testemunho), temos que tomar cuidado com as palavras obscenas os famosos (palavrões), a língua do servo fiel deve ser freada a palavra de Deus diz: em Tiago assim: “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua esta situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. A língua,porem,nenhum dos homens é capaz de tomar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos homens,feitos à semelhança de Deus.” (Tg 3.6-9). Com a ajuda do Espírito Santo em que em nós habita ele nos avisa quando cometemos algo errado a nossa consciência nos avisa do que fazemos, não temos poder para julgar ninguém todos nós somos seres humanos e pecadores e podemos cometer erros piores do que os que julgamos. Estamos salvos, pela a graça do Senhor, mais ainda estamos em um corpo manchado pelo o pecado e só teremos um corpo glorificado quando o Senhor vier nos buscar para morarmos no céu de glória. Por essa razão temos que controlar a nossa língua, pois faz parte da nossa santidade para com Deus.
6 O crente fiel tem os frutos do Espírito.
O fruto do Espírito faz parte da santidade do crente em sua caminhada de fé, sem os frutos não podemos conhecer a perfeita vontade do nosso Pai, tem alguns crentes que não tem nem sequer um fruto do Espírito em sua vida, essa pessoa precisa pedir a Deus para ser transformado, se converter, vamos conhecer os frutos do Espírito de Deus. “Mas o fruto do Espírito é: Caridade (amor ágape), gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (Gl 5.22).
Vamos interpretar cada um destes itens:
1. Caridade_ Amor a Deus e ao próximo, beneficio.
2. Gozo_ Graça, motivo de riso.
3. Paz_ Cessação de hostilidade, sossego, silêncio, harmonia, concórdia, descanso.
4. Longanimidade_magnânimi, bondoso, benigno, complacente, corajoso, sofredor, resgnado.
5. Benignidade_ Qualidade de bondade, benevolência, complacente.
6. Bondade_ Boa índole, que pratica o bem.
7. Fé_ Credito, confiança.
8. Mansidão_ Qualidade de manso, brandura de gênio, serenidade.
9. Temperança_ Qualidade de quem é moderado, sobriedades parcimônia.

7. O crente santo tem o dom do amor.
O Senhor ensinou em sua palavra que temos que amar uns aos outros, se não tivermos amor para com o nosso próximo como podemos dizer que amamos a Deus? Existem dois tipos de amor, o amor ágape (fraterno) e o amor Eros (que é entre um homem e uma mulher, no caso os cônjuges). Mais o nosso estudo é sobre o amor fraternal que é o amor ao nosso próximo, vamos entender melhor o que significa o amor ágape.
O amor ágape- É um sentimento de apreciação por alguém, acompanhado do desejo de lhe fazer o bem. Isso é algo fundamental para o crente em Jesus Cristo, o amor ao nosso próximo faz parte da santidade do servo fiel, se não tivermos amor, não vai adiantar nada, por isso temos que buscar este dom que maior de todos os outros e que a maioria de nossos irmãos em Cristo não sabem e despreza. Vamos ler o livro de I Coríntios cap. 13.1-13.
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que tenha tamanha Fe, a ponto de transportar montes, senão tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitara. O amor é paciente, e benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão, havendo ciência, passara; Porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Quando, porem, vier o que é perfeito, então, o que em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino; sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, conhecera como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, e estes três; porem o maior deste é o amor.”
Tem muitos irmãos na fé, que são assíduos nas orações, no evangelismo, são cheios do poder, fazem boas ações, mais às vezes acontecem, em uma das ocasiões, alguém que se levanta contra ele e pede em oração pra Deus matar, ai fica a questão onde esta no amor deste irmão? Por isso o Apostolo Paulo inspirado pelo o Espírito Santo, escreveu na carta aos irmãos de corintos. Eles eram homens e mulheres que oravam, falava em línguas estranhas, profetizavam, mais dentro de si não tinham amor para com o seu próximo, eram pessoas que precisavam, eram pessoas que precisavam amadurecer, lhes faltava. Ser santificados, não adiante queridos, orarmos noite e dia, pedindo bênçãos e dons espirituais, se não sabe amar, uns aos outros. Por isso é que temos que em primeiro reconhecer que somos pecadores, e por isso precisamos pedir a misericórdia de Deus, e em nossas orações pedir o dom do amor, para amar os nossos semelhantes e assim estaremos amando a Deus e fazendo sua vontade e ele nos santificara, retribuindo as bênçãos sem medida. Gloria a Deus.
8. O crente santo é fiel nos dízimos e nas ofertas.
4. Muitos não gostam e tem medo de falar sobre este assunto, querido eu não tenho medo primeiro este assunto é bíblico, e faz parte da santidade do servo fiel, o primeiro dízimo registrado na Bíblia Sagrada foi de Abel e Caim, Deus se agradou da oferta de Abel porque ele deu o melhor, e se irritou com o dízimo de Caim porque ele deu o pior o resto. O segundo dízimo registrado na Bíblia foi de Abraão quando o Rei e Sumo Sacerdote Melquisedeque o foi visitar. O terceiro dízimo foi de Jacó ele disse que devolveria ao Senhor a décima parte de tudo que possuísse. Muitos tentam explicar em seus próprios conhecimentos que hoje não precisa pagar o Dízimo e nem oferta, pois era somente no tempo da lei. Isso não é verdade Abel e Caim, Abraão e Jacó eram do tempo da lei? Não e eles devolveram o dízimo ao Senhor, na verdade o certo é devolver e não pagar, o Senhor só quer 10% e ele nos da tudo em dobro, muitas pessoas perguntam se Deus leva o dinheiro, não primeiro ele não precisa ele é dono da prata e do ouro, os Dízimos e ofertas servem para a manutenção do Templo do Senhor, pois precisa pagar a conta de energia de água, fazer novas construções de congregações reforma o Templo, ajudar os necessitados (Assistência Social da Igreja). Entendeu porque precisa devolver o Dízimo e ofertar e ainda tem líder como o pastor que vive somente para obra, e ele precisa sustentar a família dele. Alguns críticos dizem que pagamos os dízimos para enchemos os bolsos dos pastores, essas pessoas que falam isso são totalmente equivocadas e inércias não conhecem a Deus e a sua palavra, filhos do Senhor o crente que tem uma vida consagrada ao Senhor e é dizimista fiel, Deus o abençoa grandemente e não deixa nada faltar em sua mesa. Vamos ver o que diz a palavra do Senhor no livro de Malaquias. “Trazei todos os dízimos á casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos EXÉRCITOS, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vos benção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos EXÉCITOS.” (Ml 3.10-11). Ser fiel nos dízimos e nas ofertas, Deus cumprirá suas promessas e nos fará prósperos na terra, você pode prestar a atenção na vida do crente que não devolve o dízimo e nem oferta só vai de mal a pior, mais por quê? Porque na verdade essa pessoa não fiel e nem é santo e ele deixa entrar em sua casa em sua finança quatro personagens que na verdade são quatro demônios para destruir tudo que possui. Vamos conhecer eles.
1.O cortador__ É aquele que corta,que tira.
2.Migrador__ É aquele que vem de outra região(no caso, ele chega para levar o pão do dia a dia do infiel.
3.Devorador__ É aquele que engoli de uma só vez, e acaba com todas as coisas que possui.
4.Destruidor__ É aquele que destrói, e as vezes acontece o suicídio por causa de tantas dividas.
Se você é dizimas fiel continue fiel, se você não é as coisas só vai piorar para você, então sejas tu fiel a Deus e ele mandara para fora do teu celeiro estes quatro demônios que tira tudo o que é seu, deixe Deus te abençoar sejas fiel nos dízimos e nas ofertas e o Senhor te recompensara e nada lhe faltará, e serás santo na presença do Senhor teu Deus.
9. O crente santo está preparado para subir com Cristo ao céu.
A melhor coisa é está preparado para o grande dia em que o Senhor vier buscar a sua Igreja aqui na terra, por isso devemos sempre viver em santidade vigiando e orando e fugindo de toda aparência do mal, a pessoa que está na Igreja e que não tem certeza que vai subir para o céu precisa se converter (nascer de novo), eu não considero tal pessoa como crente por que a palavra crente significa acreditar no impossível no Deus invisível, e aqueles que não acreditam e estão na Igreja não são crentes de verdade só de aparência. Mais o crente que tem uma vida consagrada e que se aparta do mal, e que tem a plena certeza que vai subir para o céu este tem sido fiel a Deus. Sejamos fiéis a Deus tendo uma vida santa e preparada para subirmos com Cristo para o céu de glória!
Roseane Marques

Bibliografia
A Bíblia do Obreiro______ Almeida Revista e Atualizada.
Dicionário______________ Bíblico do Obreiro
Dicionário_____________ Aurélio









Nenhum comentário: